Notícia

Curió faz índice para o Troféu Brasil no Festival Pernambucano de Atletismo

Imagem Destacada

Em sua primeira competição oficial no ano, o lançador do martelo Thiago Benedito, mais conhecido como Curió, conseguiu estabelecer o índice para o Troféu Brasil Caixa de Atletismo. O competidor do Sport Club do Recife obteve a marca de 59,39m durante as disputas do Festival de Atletismo Pernambucano, realizado na tarde deste sábado (12), no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A marca de qualificação para a prova na competição nacional, última chance de os atletas que ainda não têm índice para os Jogos Olímpicos do Rio se classificarem, é de 47,42m.

O atleta nem entrou para as disputas do torneio estadual preocupado em obter o índice para o Troféu Brasil Caixa de Atletismo. O principal foco de Thiago era fazer bons lançamentos como forma de preparação para os Jogos Universitários Sul-Americanos, em maio, na Argentina. O lançador do martelo representa a Uninassau nos torneios universitários. “Estava totalmente focado no Sul-Americano Universitário. Mas fico tranquilo em saber que já tenho o índice para o Troféu Basil. Assim dá para fazer uma preparação mais tranquila”, disse.

O segundo lugar no lançamento do martelo masculino foi Francisco Rodrigo, com 46,9m, e o terceiro ficou com Robson José, que obteve a marca de 41,58m. Na segunda prova em que é especialista, Curió também acabou ficando com a medalha de ouro no arremesso do peso.  Ele alcançou 11,25m, contra 10,76m de Anderson Alves (prata) e 10,43m de Iago Adanes (bronze).

Apesar de as provas combinadas não constarem no programa do Festival Pernambucano de Atletismo, quem também participou foi a heptatleta Elisângela Quaresma. A representante da AAPPD nos torneios interclubes e da Uninassau nos eventos universitários disputou várias provas do heptatlo no torneio estadual. Isso porque ela pretende fazer o índice para o Troféu Brasil na primeira competição oficial em que constar a disputa. A marca mínima que a heptatleta  precisa atingir para estar no Troféu Brasil é 4.475.

“Estou bem preparada. Minha pontuação no ano passado superou os 5.000 pontos, então, acredito que já no primeiro dia de um evento oficial poderei me aproximar bastante do índice. É importante ir fazendo as provas para já ir entrando em ritmo de competição, mesmo que não esteja valendo uma medalha do heptatlo”, comentou.

O Festival de Atletismo Pernambucano contou com provas para a categoria adulto, de Curió e Elisângela, mas também reuniu diversos atletas da base, distribuídos nas categorias Sub-16 e Sub-18. Um dos destaques foi José Fernando, da AAPPD. Competidor da classe para atletas com idades inferiores a 18 anos, ele foi o grande vencedor dos 100m rasos, uma das provas mais nobres do atletismo. José Fernando cruzou a linha de chegada cravando 11 segundos. A prata ficou com João Cléber, da AASD, com 11s1 e o bronze com Esdras de Lima, que obteve 12s2.

 

 

Comentários