Notícia

Cisiane busca hexa na Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética

Imagem Destacada

A pernambucana Cisiane Dutra se prepara para defender o título da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, que acontece neste sábado (27), no Rio de Janeiro. Além de buscar o hexacampeonato em sua primeira competição nacional da temporada, ela também terá a oportunidade de conhecer o percurso que será adotado nos Jogos Olímpicos, em agosto. A largada acontece às 6h30, na Praça Tim Maia, localizada no Recreio dos Bandeirantes. O circuito foi medido e aprovado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

 A competição, no entanto, não é considerada o evento-teste para os 20km  disputados pela pernambucana.  Apenas nos 50km, que acontecem no domingo (28), como o Sul-Americano da distância, é que será  utilizada  a tecnologia olímpica, como os chips dos marchadores, o sistema de cronometragem, o placar eletrônico de faltas e apuração dos resultados. 

Garantida nos Jogos Olímpicos desde o fim do ano passado, quando fez o índice durante o USA TF Open, em Nova Iorque, Cisiane vem se dedicando unicamente aos treinamentos e torneios que vão servir como preparação para a Olimpíada. “Apesar de o evento-teste oficial da marcha ser apenas para a distância dos 50km, poder conhecer o percurso da Olimpíada é maravilhoso e acaba me deixando um pouquinho ansiosa”, comentou.

No ano passado, a pernambucana conquistou o pentacampeonato na Copa Brasil de Marcha Atlética, no evento realizado em Blumenau, em Santa Catarina. Para se ter uma ideia da evolução da atleta, de março de 2015 (quando a última edição da prova nacional foi realizada) até aqui, ela obteve o quinto título com o tempo de 1h45min34. Já a presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foi garantida após ela vencer o USA TF Open, em dezembro, com 1h34min21. O índice para a prova dos 20km estabelecido pela IAAF para os Jogos é de 1h35.

“Não sinto pressão para conquistar o hexacampeonato. Sei que estou bem preparada e quero dar o meu melhor”, afirmou.

Das pernambucanas que disputam esportes individuais, Cisiane é um das únicas que continua treinando e morando em Pernambuco. A outra representante do Estado a compartilhar essa condição é a pentatleta Yane Marques. As demais competidoras de Pernambuco qualificadas aos Jogos do Rio até agora são Keila Costa (saltos triplo e em distância) e  Erica Sena (marcha atlética), ambas do atletismo. A primeira reside em São Paulo, enquanto a segunda vive em Cuenca, no Equador.

A Copa Brasil de Marcha Atlética também vai ser disputada por outros três marchadores do Estado. Paula Raissa igualmente vai competir na prova dos 20km. Já Gabriel Nascimento e Gleyce Kelly integram a de 10km, na categoria Sub-20.

ARBITRAGEM

Além de Cisiane Dutra, Pernambuco vai ter outro representante na Copa Brasil de Marcha Atlética. O arbitro Maurício Carneiro foi pré-convocado para atuar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e vai ser o único do Estado a ter seu trabalho avaliado durante essa competição nacional. Ao lado de Elias Pereira e João Vicente, ele integra o trio de juízes de atletismo de Pernambuco pré-selecionados para arbitrar nas competições da modalidade do maior evento poliesportivo do planeta.

Comentários