Cisiane Dutra conquista hexa na Copa Brasil e se credencia ao Sul-Americano
Com índice para os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, desde dezembro do ano passado, a pernambucana Cisiane Dutra garantiu presença em mais um evento internacional. No último sábado (27), ela conquistou o hexacampeonato na Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, disputada na capital carioca, e se qualificou a representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética. A competição continental acontece em Salinas, no Equador. Quem igualmente se credenciou à disputa foi a também marchadora do Estado Paula Raissa. Ela encerrou os 20km da Copa Brasil em quarto lugar. Apenas os cinco primeiros de cada prova vão ser convocados para integrar a seleção brasileira no torneio.
Ainda dentro da zona de classificação para o Campeonato Sul-Americano, Pernambuco teve Gabriel Nascimentos nos 10km da categoria Sub-20. Ele concluiu o percurso em quarto. Já a conterrânea Gleyce Kelly ficou perto de se garantir no torneio continental. Ela foi a sexta da mesma prova entre as mulheres.
Além de servir para Cisiane se credenciar a mais uma competição internacional pela seleção brasileira, a Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética foi encarada pela pernambucana como um dos torneios preparatórios para os Jogos Olímpicos do Rio, os primeiros dos 22 anos de carreira da atleta. A proposta de começar a bater sua melhor marca pessoal (1h34min21), entretanto, mostrou-se inviável por causa das condições climáticas. Cisiane encarou os 20km da prova com uma temperatura de 35 graus e cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h45min34.
"A competição foi excelente para sentir literalmente o clima da Olimpíada", comentou a pernambucana, de 33 anos, logo após cruzar a linha de chegada. "O sol saiu 10 minutos antes da largada e bateu forte. O circuito é rápido e você nem sente passar 1 km", observou.
Antes do Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, porém, a marchadora vai encarar outro torneio preparatório para a Olimpíada. Trata-se da etapa de Dudince, na Eslováquia, do Meeting Internacional da prova, promovido pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf). O evento acontece no dia 19 de março. “Em Dudince vamos tentar chegar o mais próximos possível da marca de 1h34min21, que a garantiu, em dezembro, nos Jogos do Rio. Assim ela vai estar um pouco mais próxima do ritmo ideal de competição”, comentou o treinador da pernambucana, Vanthauze Marques.


Comentários