Anderson Luiz e o desafio de estrear em nova categoria no decatlo
O decatleta Anderson Luiz foi praticamente impecável em 2015, seu último ano na categoria Sub-18. Conquistou o bicampeonato norte-nordeste, foi campeão brasileiro, recordista do Nacional Interseleções e representou o Brasil no Mundial de Atletismo da classe. Na nova temporada, o grande desafio do atleta é conseguir reproduzir parte desse desempenho em sua estreia na Sub-20. A primeira competição oficial do decatleta da AASD é o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20 Interclubes, que acontece em São Bernardo (SP), nesta sexta-feira (15), no sábado (16) e no domingo (17).
Para o pernambucano, durante o Nacional, um lugar no pódio vai ser mera consequência da luta que ele vai travar para se qualificar ao Campeonato Mundial Sub-20. A competição internacional está marcada para acontecer entre 19 e 24 de julho, em Bydgoszcz, na Polônia.
A prova dos 100m rasos abre o Brasileiro Interclubes, às 8h desta sexta-feira (15). Depois, Anderson disputa ainda o salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400m rasos. Amanhã, é a vez de o pernambucano fazer os 110m sobre barreiras, lançamento de disco, salto com vara, arremesso de dardo e 1.500m. “Este é o meu primeiro ano na categoria juvenil (Sub-20) e vou atrás do índice nesta competição. A meta é conseguir 7523 pontos. Minhas melhor marca ano passado foi 6.777”, comentou.
Quem também vai estar representado Pernambuco é a saltadora Janaína Santos, de Ouricuri. Depois de passar um período treinando no Recife, com o técnico Daniel Gonçalves, ela também vai para a competição com a intenção de se credenciar ao Mundial, sobretudo no salto em distância. Janaína e Anderson integram o programa Time PE, do governo do Estado, e receberam passagens para disputar a competição da secretaria de Lazer, Esportes e Turismo.
O Estado vai ter outros três representantes no Brasileiro Interclubes. Os irmãos Ewerton e Ewerson Pereira vão disputar os 110 metros sobre barreiras. Já Thiago Caffé, de Petrolina, vai competir no salto em altura. Ele também é uma das grandes promessas do atletismo de Pernambuco. No ano passado, o saltador foi campeão brasileiro em sua prova e está em seu último ano na Sub-18.


Comentários